Como empreender com pouco dinheiro?

Essa pergunta muitas pessoas que pretendem criar um negócio do zero, fazem antes de começar e por incrível que pareça existe resposta e solução. Afinal de contas se não houvesse, não teríamos tantos cases de sucesso.

Mas para que você se torne mais um desses empreendedores que prosperaram, precisa seguir algumas diretrizes pré-determinadas por alguns especialistas e adotadas por todos.

Índice

1. Plano de Negócio
2. Investimento inicial
3. Planejamento Financeiro
4. Planejamento Tributário
5. Conclusão

Abordaremos o máximo de tópico sem transformar esse post em algo cansativo.

Plano de negócio 

Alguma vez na vida você já deve ter ouvido que “ter um plano ruim, é melhor do que não ter nenhum plano”. Apesar de servir para quase tudo na vida, essa frase se encaixa perfeitamente quando pensamos em abrir um empreendimento.

O plano de negócio ajudará você a identificar seu público, a carência de seu produto ou serviço no mercado, a necessidade de fazer estoque, o investimento necessário inicial e uma extensão do próprio plano que abordaremos em tópico próprio, o planejamento tributário. Mais à frente mostraremos a necessidade de ter um.

Investimento inicial

Após a conclusão de seu plano de negócio, você já determinou o valor de investimento necessário para iniciar o projeto e percebe que o dinheiro que você possui não é suficiente. Existem soluções financeiras que auxiliarão nesse início de caminhada e que podem ser muito benéficas apesar das altas taxas de juros praticadas no Brasil. Os empréstimos oferecidos por bancos ou as fintechs de crédito devidamente legalizadas.

É preciso pesquisar tanto os bancos quantos as empresas de tecnologia de crédito pois a diferença percentual pode ser grande. Um exemplo disso é a caixa econômica federal oferencendo crédito pessoal a uma taxa de 3,6% ao mês enquanto uma das fintechs mais conhecida no mercado, a Creditas, oferece o mesmo crédito a uma taxa de 1,15%.

Somente essa diferença de mais de 50% na taxa de juros pode corresponder a uma economia gigantesca na sua prestação mensal.

Planejamento Financeiro

Mostramos o investimento inicial como tópico anterior ao planejamento financeiro de forma proposital para chamar a atenção a um ponto muito importante.

Digamos que seu projeto saia um pouco caro e necessite de um pouco mais de recurso do que se havia previsto anteriormente.

Caso corra tudo bem, os bancos ou qualquer uma fintech de crédito disponibilizará o dinheiro a você, porém o compromisso precisará ser honrado. Portanto tome muito cuidado com a sua capacidade de endividamento, para que não coloque tudo a perder em pouco tempo de vida do seu negócio.

Planejamento Tributário

Esse é um tópico desconsiderado por muitos ao abrir uma empresa. O planejamento tributário é tão importante quanto o planejamento do seu negócios. É tão importante que já deveria fazer parte do plano de negócio.

Muitas empresas abrem falência ou tem sérios problemas financeiros, por desconsiderar a necessidade de elaborar um planejamento tributário juntamente com seu contador caso você não saiba como fazer.

Existem vários regimes de tributação no Brasil hoje como: MEI, simples nacional, lucro presumido e lucro real. Cada um desse possui legislação própria e carga tributária diferenciada com receita federal, INSS, prefeitura, estado e etc.

Portanto, consulte um profissional para que ele o auxilie nessa parte.

Conclusão

Como prometido não nos estendemos demais no assunto para não ficar chato a leitura, mas ainda temos uma pequena informação a passar.

Como investimento inicial, podemos considerar a inclusão de um sócio que tenha o recurso necessário para montar todo o empreendimento ou um investidor que esteja disposto a tocar o projeto sem necessariamente fazer parte do quadro societário.

Enfim, existem diversas maneiras de iniciar um empreendimento mesmo que não tenhamos o dinheiro necessário. A criatividade sempre foi a melhor qualidade de um empreendedor e nunca deixará de ser.

Espero que tenham gostado da abordagem sobre como iniciar um empreendimento com pouco dinheiro e nos vemos na próxima.

Leave a Reply